Dicas

Preparação de superfície para aplicação de epóxi

27 de fevereiro 2017

A preparação da superfície para qualquer tipo de revestimento é de extrema importância para se obter um resultado de qualidade e um acabamento ideal. Não se pode levar em consideração apenas a beleza, pois a adesão do piso é um dos fatores primordiais para que o mesmo não venha a se soltar com o tempo e trazer grandes transtornos. Existem alguns métodos realizados em superfície de concreto, onde observa-se os principais processos utilizados, em que a perfeita aderência da resina acontece quando consegue-se boas características, ou seja, pisos sem gorduras, óleos, poeiras, desplacamentos superficiais, umidade e revestimentos anteriores, pois esses tipos de pisos devem ser previamente tratados antes de se aplicar um novo revestimento. Atualmente os métodos mais utilizados para a preparação de superfícies são: lavagem, lixamento, jateamento e fresamento.

Lavagem:
O método de lavagem, é o mais viável quando a sujeira, a gordura e os resíduos são superficiais, porém, dependendo do tipo de resina que será aplicada no local, pode ser necessário o tempo de secagem, ou seja, deixar o piso extremamente seco devido à umidade. Normalmente é utilizado detergente neutro ou soluções com 3 litros de água para 1 litro ácido muriático. Utilizando os equipamentos adequados para segurança, a solução deve ser espalhada sobre a superfície do piso, que deve ser esfregado com vassoura ou escova e dependendo das condições do concreto pode ser visível a decapagem do mesmo. Após o processo de esfregar o piso, é necessário enxaguar o mesmo, onde recomenda-se a utilização de amônia para neutralizar o ácido e não agredir o meio ambiente.

Lixamento:
O processo de lixamento é feito com lixadeiras industriais de pisos. Este método é excelente, pois não gera umidade e nem danifica a superfície do piso. Além disso, acessa cantos e lugares de difícil acesso e abre os poros da superfície quebrando as texturas mais rugosas, porém, em determinados casos não é suficiente para eliminar gorduras e óleos infiltrados no substrato, sendo necessária a utilização de uma fresadora. Outro inconveniente neste processo é que, para superfícies com muitas irregularidades a lixadeira nem sempre alcança as cavidades mais profundas.

Jateamento:
O jateamento de pisos é cada vez mais utilizado em preparação de superfícies. Funciona impulsionando partículas abrasivas em alta velocidade sob o piso eliminando os resíduos existentes na superfície. O jateamento é, sem dúvida, o método mais eficiente neste tipo de preparação, pois além de fazer a limpeza, deixa a superfície com a porosidade necessária para a ancoragem da resina. Além disso, remove pinturas e revestimentos antigos.

Fresamento:
A fresagem de pisos, também é muito utilizada, pois remove qualquer tipo de revestimento superficial. Este processo pode ser considerado um método muito agressivo para determinados casos, conforme sua regulagem podem remover grandes espessuras do concreto. Em pisos com muitas imperfeições é utilizado o fresamento para regularização da superfície. Um inconveniente neste processo é o excesso de ruído e o pó gerados, mas é um método extremante eficaz.