Este tipo de revestimento é feito de resina epóxi, ou poliepóxido, uma plástico termofixo que se endurece quando misturado a um agente catalisador, ou seja, endurecedor. As resinas epóxi mais frequentes são produtos de uma reação entre epicloridrina e bisfenol-a.
O piso epóxi é uma solução de revestimento utilizado sob a superfície do piso que forma uma capa única (monolítica, sem juntas) brilhante e duradoura, podendo ser lisa ou antiderrapante. Este tipo de revestimento pode ser aplicado em vários ambientes, como em hospitais, pisos industriais, cozinhas, laboratórios, quadras esportivas, centros automotivos, entre outros.
Uma característica é a facilidade na hora da limpeza, que é uma exigência por parte de alguns órgãos em ambientes onde a higiene é primordial, tais quais: hospitais, indústrias alimentícias e laboratórios. A principal razão para usar o piso epóxi nestes ambientes é que eles não apresentam juntas, nem porosidade, o que resulta na eliminação do acúmulo de bactérias.
O piso epóxi pode ser aplicado diretamente em pisos de alvenaria, madeira, aço e outras superfícies. Sua utilização vem sendo cada vez mais explorada no Brasil, pois além de proporcionar um acabamento primoroso, também impermeabiliza a superfície impedindo infiltrações de produtos químicos no solo.
Outra vantagem do piso epóxi é a velocidade na hora da aplicação, pois permite a aplicação em grandes áreas em um curto espaço de tempo, proporcionando rápida retomada das atividades.