Dicas

O que são pisos monolíticos?

27 de fevereiro 2017

A melhor definição de piso monolítico é o que o próprio nome sugere: "piso sem emendas". Seu significado vem da palavra “monólito”, que quer dizer “única pedra” ou “única camada”.
Atualmente os pisos monolíticos ou autonivelantes vem sendo muito utilizados por apresentarem diversos benefícios, dentre eles, a facilidade na limpeza, a resistência mecânica, a rapidez na aplicação, o excelente acabamento estético, o fato de não ser poluente, entre outras vantagens. Por não apresentarem juntas, os pisos monolíticos são indicados e extremamente recomendados em lugares onde a higiene é de fundamental importância, tais como: hospitais, indústrias alimentícias, laboratórios, entre outros. Os pisos monolíticos são aplicados através de resinas em estado líquido, podendo ser mono ou bi-componentes, de bases epóxi, poliuretano (PU), acrílica, microcimento, entre outras. Hoje, podemos considerar que as resinas mais utilizadas para estas aplicações são: resina epóxi e poliuretânica, as quais são aplicadas sob a superfície do piso e, após seu período de secagem (cura), ganham seu estado sólido formando uma camada superficial única, altamente resistente. O material também pode ser aplicado sobre o piso anterior, diminuindo o tempo da obra e acúmulo de resíduos.

Os pisos monolíticos possuem uma variedade de acabamentos, do fosco ao brilhante, com manchas, aspectos mais naturais, com flocos de tintas, com técnicas de pintura que reproduzem o granito e mármore, entre outras possibilidades. O revestimento pode ser totalmente personalizado, com mistura de cores, tonalidades monocromáticas, aplicação de desenhos, utilização de glitter e quartzo, além das opções de acabamento. É ecologicamente sustentável, possui alta resistência, rápida aplicação, pode ser antiderrapante (em lugares como cozinha ou locais com crianças) e não apresenta juntas, facilitando a limpeza.